Um dos aspectos mais importantes, senão o
mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança
compartilhada é o estabelecimento de missão, visão e valores da sua
empresa. O Conjunto formado pela missão, visão e valores representam a
identidade organizacional. Todos devem saber claramente o propósito, a
razão da existência da organização.
É uma forma do empresário de motivar sua
equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso
inicial. Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para
que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um
importante meio de direcionamento dos colaboradores. Além disso deve
responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para
quem.
Missão
A missão é uma declaração concisa do
propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus
clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A
organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por
exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc. Você é um
empresário de visão, ou trabalha em uma empresa visionária? Como você
imagina que será sua empresa nos próximos dez ou vinte anos? Estas
perguntas podem ser respondidas se analisarmos o termo visão.
Visão
A visão é a descrição do futuro desejado
para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos
esforçoes individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão
deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de
tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer
a pena ser concretizado. Deve ser uma frase prática, realista e
visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou
propor resultados inatingíveis. Uma simples frase pode sintetizar essa
idéia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Deve facilitar as
respostas para as seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar?
Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar
os esforços dos dirigentes e colaboradores?
Valores
Quando falamos em valores, estamos
falando sobre princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério,
para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer
pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos
seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão.
Os valores também podem ser vistos como
um conjunto de crenças, ou princípios, que definem e facilitam a
participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos
próprios valores. Os valores ainda facilitam no comprometimento entre os
colaboradores e dos colaboradores com os clientes, comunidade e com a
sociedade.
Resumidamente, os valores definem as
regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos
colaboradores. São regras para que, executando a missão, se alcance a
visão. Os valores dão o suporte, é o foco da moral e ética da empresa.
Para exemplos de visão, missão e valores, entre em contato conosco.
Fonte:.administradores.com.br
Comentários
Postar um comentário